O sal Cisne

A Refinaria Nacional de Sal S.A., que produz e comercializa o sal Cisne, instalou-se em 1949, em Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro, em área de salinas conhecida como Ponta do Costa.

Graças às suas características naturais – relevo plano, sol praticamente o ano todo, ventos constantes, baixo índice de pluviosidade e a presença da lagoa de Araruama, que apresenta um índice de salinidade maior que o do mar – esta região é conhecida como uma das áreas mais propícias para a produção de sal no Brasil.

Com o objetivo de produzir sal refinado a partir da salmoura proveniente das Salinas Ponta do Costa, a Refinaria adquiriu equipamentos de evaporação forçada a vácuo, cuja instalação representou uma inovação no processo de fabricação de sal nacional, tornando possível fabricar no Brasil um sal de alto grau de pureza para o consumo humano direto (varejo) e também como insumo para indústrias alimentícias e farmacêuticas que careciam de um produto de alta qualidade.

O sal vendido no varejo brasileiro já trazia novidades para os consumidores, como sua embalagem em saquinhos plásticos de um quilo. O produto diferenciado, vendido em embalagem inovadora para a época, consolidou a marca Cisne como referência de sal no país.

A partir dos anos 90, com a marca Cisne já consolidada como líder de mercado, a Refinaria iniciou investimentos no lançamento de produtos diversificados para o varejo alimentício e para as indústrias. Hoje, a Refinaria conta uma capacidade produtiva de 20.000 toneladas/mês. No Brasil, é a única empresa do ramo capaz de produzir um tipo de sal para cada fim.

Divisória

Sustentabilidade

Há quase 7 décadas, a Refinaria mantém um posicionamento estratégico e uma visão focada na sustentabilidade ambiental.

Em 2008, o investimento em uma nova planta industrial de evaporação tornou a atividade 100% autossuficiente na produção de água e reduziu em 50% o consumo de gás natural.  Além de produzir sal da melhor qualidade, a nova planta gera água potável, que é utilizada em todas as áreas da fábrica, tais como: caldeiras, limpeza, restaurante, bebedouros, chuveiros e banheiros.

Além disso, o vapor gerado nas caldeiras da fábrica para evaporar a salmoura é aproveitado para a produzir a energia elétrica necessária para o funcionamento das instalações da fábrica. Hoje, produzimos 90% da energia elétrica que consumimos!

Graças a essas ações sustentáveis, a Refinaria recebeu o prêmio “Destaque Empresarial na Gestão Eficiente da Água”, no Seminário FIRJAN de Ação Ambiental: Tecnologias e Práticas 2017, oferecido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Divisória

Nossa linha de produtos

SAL CISNE

Há 68 anos, o sal Cisne, nas versões Tradicional e Churrasco, está presente no dia a dia dos brasileiros. Produzido dentro da mais avançada tecnologia e dos mais rígidos padrões de qualidade, é saudável e puro.

Em julho de 2018, o sal Cisne Churrasco foi premiado pelo jornal Folha de São Paulo, na edição especial Restaurantes Bares e Cozinha, como “O Melhor de São Paulo”. De acordo com levantamento do Datafolha, o sal Cisne Churrasco foi mencionado como melhor marca de sal grosso por 46% dos paulistanos.

SAL CISNE LIGHT E LIGHT MAIS

São sais hipossódicos com 50% menos sódio que o sal Cisne Tradicional. O sal Cisne Light Mais é, ainda, fonte de seis minerais, micronutrientes essenciais para o funcionamento equilibrado do organismo. Ambos foram desenvolvidos para pessoas que buscam uma alimentação equilibrada e desejam, ou necessitem, reduzir sua ingestão de sódio.

SAL CISNE LÍQUIDO

Trata-se do primeiro e único sal iodado do Brasil apresentado na forma líquida. Tem sabor suave e pode ser usado em todos os alimentos, sem alterar suas características. Sua aplicação em spray permite a distribuição uniforme do sal na medida do paladar. Pode ser aplicado diretamente em vários alimentos e é sucesso comprovado quando usado em pipoqueiras elétricas.

Produtos